sábado, 14 de agosto de 2010

WANESSA CAMARGO

Da rivalidade com Sandy à luta para ficar pop: quem é, afinal, a filha de Zezé e neta de Francisco?
Ela é filha de Zezé, neta de Francisco e integrante de uma família que o Brasil aprendeu a admirar. Wanessa cresceu sob os olhos do público, rivalizou com Sandy, viu a vida seguida por paparazzi e casou com o homem que se tornou seu empresário. Hoje, completa dez anos de carreira migrando do pop rock adolescente para a black music – atrás do público adulto. Quem, afinal, é essa garota que, muitas vezes, parece sem identidade?
Parece que Wanessa está completando muito mais do que dez anos de carreira. A mulher que hoje soma 27 anos já foi a menina de 9 que viu o pai, Zezé Di Camargo, e o tio Luciano estourarem com a declaração “É o Amor”, cantada aos quatro ventos pelo Brasil. Que cresceu sob os olhos do público e o sucesso da dupla sertaneja, e viu a trajetória da família encenada em Dois Filhos de Francisco (2005), longa que narra a saga dos Camargo, de Goiânia a São Paulo. Que lançou discos e fez fãs a partir dos 18 anos, quando se lançou cantora, sendo encarada como um contraponto de sua “rival” Sandy – apesar de Wanessa garantir que nunca houve essa rivalidade. Que foi exaustivamente exposta na mídia, mudou a cor do cabelo um sem-número de vezes, trocou de namorado tantas outras em escalação que foi de Erik Marmo a Dado Dolabella.

A menina cresceu

Apesar de toda a exposição que Wanessa enfrentou nesses dez anos, nunca ficou muito claro para nós, aqui do lado de fora, quem realmente é essa garota. O que seus 50 quilos distribuídos em 1,59 de altura querem vender ao mundo? Em quatro horas de entrevista à Tpm, ela lembrou das vezes em que teve que calar suas próprias vontades e opiniões e obedecer as decisões dos executivos da gravadora, dos empresários, dos diretores artísticos. Falou sobre pagar jabá para tocar no rádio – “algumas vezes, oferecemos [dinheiro] para tocar e nem assim tinha jeito. Podia dar R$ 100 mil, R$ 200 mil, R$ 1 milhão que não tocavam”. Falou também sobre sexo, drogas e música. E tentou explicar a que veio, ao mesmo tempo em que tentava se entender.

A conversa com a cantora aconteceu em um camarote do clube Royal, do capixaba Marcus Buaiz, 30 anos, seu marido. Sócio da agência de comunicação e eventos RIP (Real Important Person), é ele quem assina a direção artística do CD mais recente da mulher e quem a empresaria hoje (antes, quem conduzia a carreira de Wanessa era a mãe dela, Zilú Camargo). No campo profissional, a parceria já rendeu um álbum, Meu Momento, lançado no ano passado, e o redirecionamento artístico da cantora, que migrou do seu costumeiro pop rock teen para uma black music à la Beyoncé. Mirando o público adulto, incluiu aí um dueto com o rapper norte-americano Ja Roule, cantado em inglês. É um amadurecimento à sua moda, tentando lembrar que “a menina cresceu”. Tudo ideia de Buaiz. “Fico na parte de criação da música, da imagem, de moda, enquanto o marketing e a estratégia são mérito dele. Eu não entendo bulhufas.” Entenda, então, a Wanessa.

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